
gagueira infantil

A Gagueira do desenvolvimento surge sempre na infância, num período que vai aproximadamente dos 3 aos 6 anos. Nesta fase a criança está adquirindo linguagem e este processo exige prontidão para desenvolver vocabulário e organizar sentenças, sendo bastante frequente o aparecimento do que se chama disfluência infantil. Em termos da aquisição da linguagem esta disfluência é explicada pela busca de palavras adequadas, num léxico ainda muito reduzido, pela tentativa de elaborar sentenças e se comunicar com adequação.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) a gagueira é cientificamente considerada como distúrbio ou transtorno de fluência da fala que afeta o ritmo da fala. Ela é um distúrbio neurobiológico de carácter multifatorial, uma vez que seu resultado parece estar relacionado a uma interação entre diversos fatores: biológicos, psicológicos, ambientais e sociais. (Oliveira; Bohnen, 2016)
A gagueira pode ter as seguintes características:
-
Repetições de sons e sílabas;
-
Prolongamento de sons;
-
Interjeições
-
Bloqueio audível ou silencioso (p. ex. pausas preenchidas ou não preenchidas na fala);
-
Circunlocuções (substituições de palavras para evitar as que são problemáticas);
-
Palavras produzidas com um excesso de tensão física;
-
Repetições de palavras monossilábicas completas (p. ex., ¨Eu-eu-eu quero¨).
quando procurar um fonoaudiólogo?
A gagueira na infância pode ser transitória, ou seja, a criança recupera-se naturalmente por volta de 18 meses, com ou sem tratamento mínimo, ou persistente.
O início dos sintomas da gagueira do desenvolvimento ocorre entre 2 e 5 anos de idade, durante o período de aquisição de linguagem (GARNETT et al, 2018). E quanto mais velha a criança, maior o risco para que está gagueira fique persistente.
Ou seja, quando a família perceber que a criança está gaguejando o ideal é levar a criança para um atendimento fonoaudiológico, seja para monitoramento e aconselhamento dos pais, seja para a intervenção direta com a criança.
como é a terapia para a gagueira infantil?
Existem duas abordagens que fazemos na terapia fonoaudiológica para a gagueira: a Modificação da Gagueira e Modelagem de Fala.
-
A terapia de modificação da gagueira tem como meta ensinar o pacientes que gagueja a aprender a modificar seus momentos de gagueira reduzindo a tensão para falar, levando o paciente a aprender uma forma mais suave de falar.
-
A terapia de modelamento da fluência visa aumentar sistematicamente a fala fluente, por meio da modificação da sentença inteira. Previne o aparecimento da gagueira pelo monitoramento da atividade motora da fala. A fluência deve ser estabelecida inicialmente na terapia, e então generalizada para outras situações de comunicação. Entretanto, conforme a necessidade do paciente podemos fazer uma terapia integrada, utilizando as duas abordagens.
Caso a sua criança apresente gagueira, entre em contato conosco.

