
Áreas de atuação Fonoaudiológica

teste da linguinha
Em bebês
O teste da linguinha é um exame obrigatório que serve para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa.

avaliação do frênulo lingual
em crianças
A Língua presa é um termo usado pela população para caracterizar uma alteração comum muitas vezes ignorada. Ela ocorre na gestação quando uma pequena porção de tecido que deveria desaparecer durante o desenvolvimento do bebê, permanece na parte de baixo da língua, impedindo seus movimentos.

GAGUEIRA INFANTIL
A gagueira é cientificamente considerada como distúrbio ou transtorno de fluência da fala que afeta o ritmo da fala. Ela é um distúrbio neurobiológico de carácter multifatorial, uma vez que seu resultado parece estar relacionado a uma interação entre diversos fatores: biológicos, psicológicos, ambientais e sociais.

transtorno fonético
O Transtorno Fonético caracteriza-se pela presença de alterações motoras comprometendo a articulação correta dos sons da fala. Ausência dentária, Hipotonia de língua, lábios e bochechas, alterações de mordida, posicionamento inadequado da língua, frênulo lingual curto, entre outros fatores.

transtorno fonológico
O Transtorno Fonológico caracteriza-se pela presença da capacidade de produzir corretamente os sons da fala, mas mesmo assim continuar apresentando trocas na emissão. Mesmo com a estrutura muscular sem alterações anatômicas, de mobilidade, posicionamento ou tônus, os erros permanecem.

motricidade orofacial
A Motricidade Orofacial é a área da Fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as funções a elas relacionadas, como a respiração sucção, mastigação, deglutição e fala. Atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento destas funções.

autismo/intervenção precoce
A intervenção precoce visa estimular a criança a desenvolver a comunicação de forma funcional, a aprender a desenvolver habilidades.
Por esse motivo intervenções que proporcionem estímulos precocemente demonstram excelentes resultados e ampliam a capacidade de aprendizagem das crianças.



