
MOTRICIDADE OROFACIAL

A Motricidade Orofacial é uma área da Fonoaudiologia que se concentra no estudo e tratamento dos músculos e dos movimentos da região orofacial, que inclui a boca, os lábios, a língua, a mandíbula e as estruturas relacionadas. Ela desempenha um papel fundamental em diversas funções adversas, como fala, deglutição, sucção, mastigação e outros movimentos relacionados à boca e ao rosto.
Atuando na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento destas funções e também pode atuar no aprimoramento da estética facial. Nesta área, o fonoaudiólogo pode atuar em parceria com outros profissionais como dentistas, médicos de diversas especialidades, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.
A área de motricidade orofacial é bem extensa, desta forma a criança que apresenta alteração na fala, respiração, mastigação e deglutição deve passar um por uma avaliação minuciosa e extensa da motricidade orofacial para verificar quais são as alterações e assim traçar um plano terapêutico de intervenção.
Como é o tratamento fonoaudiológico junto ao ortodontista?
O trabalho ortodôntico e fonoaudiólogo estão intimamente relacionados, ou seja, um interfere e depende diretamente do outro. Cada caso deve ser analisado e discutido pelos profissionais envolvidos. O fonoaudiólogo, por meio da terapia miofuncional orofacial, promove a adequação da musculatura e das funções orofaciais, favorecendo a estabilidade dos casos tratados por ortodontistas e evitando que as alterações dentárias voltem a ocorrer após a retirada do aparelho.
Referências: RESPOSTAS PARA PERGUNTAS FREQUENTES NA ÁREA DE MOTRICIDADE OROFACIAL, 2011

