
Áreas de atuação Fonoaudiológica

teste da linguinha
Em bebês
O teste da linguinha é um exame obrigatório que serve para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa.

avaliação do frênulo lingual
em crianças
A Língua presa é um termo usado pela população para caracterizar uma alteração comum muitas vezes ignorada. Ela ocorre na gestação quando uma pequena porção de tecido que deveria desaparecer durante o desenvolvimento do bebê, permanece na parte de baixo da língua, impedindo seus movimentos.

GAGUEIRA INFANTIL
A gagueira é cientificamente considerada como distúrbio ou transtorno de fluência da fala que afeta o ritmo da fala. Ela é um distúrbio neurobiológico de carácter multifatorial, uma vez que seu resultado parece estar relacionado a uma interação entre diversos fatores: biológicos, psicológicos, ambientais e sociais.

Distúrbio Alimentar pediátrico (DAP)
O Distúrbio Alimentar Pediátrico (DAP) é definido como a ingestão oral prejudicada de nutrientes, inapropriada para a idade, com duração de pelo menos duas semanas e associada a disfunções em um ou mais domínios: médico, nutricional, de habilidades alimentares e/ou psicossocial.

Transtorno Fonético
O Transtorno Fonético caracteriza-se pela presença de alterações motoras comprometendo a articulação correta dos sons da fala. Ausência dentária, Hipotonia de língua, lábios e bochechas, alterações de mordida, posicionamento inadequado da língua, frênulo lingual curto, entre outros fatores.

transtorno fonológico
O Transtorno Fonológico caracteriza-se pela presença da capacidade de produzir corretamente os sons da fala, mas mesmo assim continuar apresentando trocas na emissão. Mesmo com a estrutura muscular sem alterações anatômicas, de mobilidade, posicionamento ou tônus, os erros permanecem.

motricidade orofacial
A Motricidade Orofacial é a área da Fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as funções a elas relacionadas, como a respiração sucção, mastigação, deglutição e fala. Atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento destas funções.

Avaliação das habilidades motoras orais do bebê na introdução alimentar
A avaliação fonoaudiológica nesta fase visa garantir que o bebê possua os pré-requisitos motores e sensoriais necessários para gerenciar diferentes texturas com segurança e eficiência, prevenindo engasgos, seletividade alimentar e atrasos no desenvolvimento motor oral.

Terapia para Interposição Lingual
A Interposição Lingual é uma disfunção miofuncional orofacial caracterizada pelo posicionamento inadequado da língua entre os dentes incisivos (frente) ou laterais durante as funções de repouso, deglutição ou fala. Diferente de um simples "erro de fala", a interposição reflete um desequilíbrio na musculatura da face e pode causar prejuízos na arcada dentária e na estética facial. (Marchesan, 2005)




