top of page

seletividade alimentar (distúrbio alimentar pediátrico - dap)

1.png

A seletividade alimentar (SA) é caracterizada pelo consumo limitado de alimentos, e desinteresse pelo alimento e resistência para experimentar novos sabores. Com isso a criança pode ter problemas nutricionais, além de limitar qualquer atividade social da criança relacionada à alimentação.

Crianças com seletividade alimentar geralmente só aceitam alimentos conhecidos, podendo restringir seu consumo a alimentos de uma marca específica, determinado tamanho, cor, textura e formato.

É comum apresentarem comportamentos de fuga no momento da alimentação, como choro e birra, que persistem além do que é esperado em crianças sem esse tipo de restrição.

A seletividade alimentar não passa ou se cura sozinha! Crianças que apresentam dificuldades alimentares precisam de tratamento especializado de modo a superar essas dificuldades e ter uma alimentação variada e equilibrada.

As dificuldades alimentares podem ser classificadas em:

  • Seletividade alimentar

  • Seletividade alimentar severa

  • Recusa alimentar

  • Distúrbio alimentar pediátrico

Seletividade alimentar:
Na seletividade alimentar a criança participa da refeição em família e não apresenta alterações de tempo e local, entretanto apresenta variedade ou quantidade de alimentos reduzidas. Crianças com seletividade alimentar consomem pelo menos um alimento de cada categoria (textura ou grupo alimentar) e comem mais de 30 alimentos.

Seletividade alimentar severa:
Na seletividade alimentar severa a criança quase sempre come alimentos diferentes da sua família e apresenta tempo e locais diferentes da sua família. As crianças apresentam resistência ao variar marcas de alimentos, utensílios e ou forma de apresentação dos alimentos, além disso recusa de classe inteira de alimentos, textura, sabor, aparência ou temperatura e comem menos de 20 alimentos.

Recusa alimentar:
Na recusa alimentar, a criança recusa persistente a todos ou a maioria dos alimentos ofertados, além disso apresenta comprometimento do aporte calórico e das necessidades nutricionais;
• Perda ou dificuldades de ganhar peso suficiente para crescimento e desenvolvimento
Crianças com recuso alimentar pode necessitar de suporte nutricional ou de outra via de alimentação. Apresentam muito d
esinteresse pelos alimentos, repulsa por certos alimentos baseados nas suas qualidades sensoriais, além de medo ou aversão aos alimentos e à situação de refeição.


 

como é a terapia fonoaudiológica nas dificuldades alimentares?

Após a fonoaudióloga Alessandra acolher esta família e realizar uma entrevista para saber em qual a classificação esta criança se encontra referente as dificuldades alimentares, a fonoaudióloga estabelece um vínculo com a criança, ou seja, é por meio do lúdico que a fonoaudióloga consegue a confiança da criança.

Desta forma é feita uma a avaliação do sistema estomatognático e suas funções (avaliação das estruturas relacionadas: língua, lábios, bochechas, mastigação e deglutição ), além de solicitar um diário alimentar da criança: material escrito e em vídeo. 

O papel do fonoaudiólogo na seletividade alimentar é: trabalhar com as funções orais de modo a entender as preferências da criança, despertar o interesse por outros sabores, organizar o contexto alimentar e reduzir a sensibilidade intra-oral.

O trabalho das dificuldades alimentares não é exclusivo do fonoaudiólogo, necessitando assim de uma equipe multidisciplinar para auxiliar: médico, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.

comer é complexo e difícil!

Lembre-se comer é complexo e difícil! Existem cerca de 25 etapas necessárias para que a criança possa comer. Cada etapa necessita de um conjunto de habilidades e desenvolvimento motor oral e sensorial. São pré-requisitos para que acriança possa comer! A criança precisa tolerar ver o alimento, depois interagir com ele, cheirá-lo, tocá-lo, prová-lo até aceitar comê-lo!

Se a sua criança apresenta alguma dificuldade alimentar, entre em contato com a fonoaudióloga Alessandra para agendar uma sessão!

Referências: Junqueira, 2017

botao-whatsapp.png

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Avaliação e terapia aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem

Trocas de fonemas (letras) na fala

Gagueira infantil

Voz infantil

Motricidade orofacial 

Avaliação e Terapia para Transtornos motores de fala

Terapia pra Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC)

Implementação da CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa)

Dificuldades alimentares / Distúrbio Alimentar Pediátrico

Teste da Linguinha

REDE SOCIAL

  • Instagram

CONTATO

1.png

(41) 9 9596-0976

ENDEREÇO

Avenida Winston Churchill, 1824

Edifício Versatile Office - 9º andar, sala 903

Capão Raso - Curitiba - PR, 81130-000

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à sexta: 08:00 às 17:00

Alessandra Santos - Todos os direitos reservados | 2022

bottom of page