
INTERVENÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS AUTISTAS BASEADA NO MODELO DENVER(ESDM)

Os primeiros anos de vida da criança são muito importantes, pois nesse período o cérebro da criança absorve muitas informações e se desenvolve rapidamente. Cada experiência vivida afeta as ligações cerebrais e constrói novos circuitos, o que leva a formação de novas habilidades. Por esse motivo intervenções que proporcionem estímulos precocemente demonstram excelentes resultados e ampliam a capacidade de aprendizagem das crianças com autismo melhorando a atenção, a comunicação, a interação social, a sensibilidade a estímulos e comportamentos inapropriados.
A intervenção precoce visa estimular a criança a desenvolver a comunicação de forma funcional, a aprender a desenvolver habilidades.
Muitas crianças chegam no consultório apresentando atrasos em seu desenvolvimento, tanto de fala quanto de outras áreas como: pessoal-social, motricidade grossa, motricidade fina e linguagem. Desta forma, a criança passa por uma avaliação completa e após a criança ser avaliada iniciamos a intervenção precoce para estimular as habilidades que estão atrasadas em seu desenvolvimento. A intervenção precoce é baseada no Modelo Denver (ESDM).
O que é o Modelo Denver?
O Modelo Denver é uma terapia de alta intensidade sendo realizada com no mínimo de 20 horas semanais para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou que apresentam algum atrasos em seu desenvolvimento. Desta forma a intervenção é realizada em casa por uma acompanhante terapêutica (AT) sob a supervisão da fonoaudióloga Alessandra Santos e uma psicóloga.
O Modelo Precoce de Denver tem a eficácia cientificamente comprovada junto às crianças enquadradas dentro do espectro, que iniciam a intervenção com idade entre 12 e 36 meses. O modelo Denver foi desenvolvido após 20 anos de estudo e pesquisa, liderada pela Dra. Sally Rogers. Considerado pela revista Time como uma das 10 maiores descobertas da área médica no ano de 2012. O Modelo Denver se baseado nos princípios da análise do comportamento aplicada (ABA) e da psicologia do desenvolvimento da criança. Apesar que sua intervenção prática difere bastante do ABA, onde a motivação da criança é o principal norteador das atividades e sua forma de aplicação é mais naturalista.
O ESDM (Modelo Denver de Intervenção Precoce) une uma abordagem comportamental baseada em relacionamento, com uma abordagem mais desenvolvimental e baseada em brincadeiras, a fim de criar um todo integrado que é individualizado e padronizado.
O objetivo do Modelo Denver de Intervenção Precoce é aumentar as taxas de desenvolvimento em todos os domínios das crianças com TEA e assim diminuir os sintomas do autismo. Os objetivos do desenvolvimento incluem habilidades para comunicação receptiva e expressiva, competências sociais e de jogo, desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras globais e finais, imitação e comportamentos adaptativos.
O ESDM pode ser aplicado em praticamente qualquer ambiente, incluindo a casa, a escola e a clínica, ministrado pelos pais e por acompanhantes terapêuticas, incluindo educadores especiais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e analistas do comportamento. Os pais são parte integrante do programa de seus filhos desde o início, e as prioridades e os valores dos pais estão no centro do programa de intervenção da criança.
Como é a intervenção Precoce?
Aqui no meu consultório eu atendo crianças que apresentam atrasos em seu desenvolvimento, com TEA e com suspeita de TEA, desta forma trabalho com a Terapia de Intervenção Precoce Baseada Modelo Denver (ESDM), que deve ser de ALTA INTENSIDADE! Com de 15 a 20 horas semanais no mínimo para atingirmos os objetivos esperados.
Eu trabalho no consultório com uma equipe de ATs (acompanhante terapêutica). As ATs, em geral são estudantes de Psicologia ou Fonoaudiologia que após passarem por um curso de acompanhante terapêutico, mais o treinamento comigo em consultório, são habilitadas para atenderem as crianças em suas casas 3 horas por dia de segunda a sexta-feira (horários que são acordados com a família), sob a supervisão e acompanhamento da fonoaudióloga Alessandra Santos.
As sessão em domicílio são filmadas e ficam em um grupo fechado onde os pais tem acesso e as terapeutas também.
Referência: ROGERS, Sally J., DAWSON, Geraldine. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Lisboa: Lidel. 2010.

