Desenvolvimento da linguagem da criança
- Alessandra Santos

- 22 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2023

Assim como existem marcos do desenvolvimento infantil motores, existem também marcos do desenvolvimento infantil da linguagem. E é muito importante ficar atento aos marcos do desenvolvimento da linguagem para saber se o seu pequeno está se desenvolvendo adequadamente.
1 a 3 meses - Comunica-se com o meio basicamente por variações na entonação do choro e dos sons emitidos. Chora, emite alguns sons e dá gargalhadas. Sorri quando alguém fala de frente para ela.
4 a 6 meses - Grita, emite alguns sons como se conversasse. Presta atenção quando alguém está falando e vocaliza.
7 a 11 meses - Emite alguns sons, repete palavras simples, bate palmas, aponta o que quer e dá "tchau".
12 meses - Fala as primeiras palavras e imita a ação de outras pessoas. Aumenta a interação verbal por meio de balbucio e de palavras simples. Identifica o próprio nome quando quando é chamada. Entende ordens simples como "dar tchau", "mandar beijo" e "bater palmas".
18 meses - Está apta a se comunicar formando frases curtas de 2 ou 3 palavras.
2 anos - Tem cerca de 300 palavras em seu vocabulário. Compreende e emite frases simples. Pergunta nomes e funções.
3 anos - É possível entender tudo o que a criança fala, no entanto, há erros gramaticais.
4 anos - Inventa histórias, entende regras e jogos simples.
5 anos - Fala corretamente frases completas e todos os sons da língua.
Quando se preocupar?
Bebês com problemas de audição param de balbuciar por volta dos 6 meses. Se o seu bebê não emite nenhum som (nem mesmo tenta fazê-lo) nem olha nos seus olhos, consulte seu médico. Embora algumas crianças comecem a formar palavras com 9 meses, muitas vão fazer isso só depois do primeiro aniversário, até 1 ano e 3 meses. Se o seu filho ainda não fala nenhuma palavra com essa idade, ou você ainda não consegue entender nenhuma palavra do que ele diz, procure uma fonoaudióloga especialista em linguagem infantil para fazer uma avaliação individualizada, de acordo com as características da criança.
Referências: Comunicação humana e seus hábitos. BOONE, Daniel e PLANTE, Elena (1994). Manual de aplicação do teste de desenvolvimento Denver II. FRANKENBURG, W.K (1992). A criança em desenvolvimento. BEE, Helen (1967).
Alessandra Santos
Fonoaudióloga
CRFa 3-11455-5




