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O que é a Terapia Diagnóstica em Linguagem?

  • Foto do escritor: Alessandra  Santos
    Alessandra Santos
  • 22 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de dez.


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Muitas crianças chegam até nós encaminhadas para uma avaliação de fala e linguagem. No entanto, dar um diagnóstico preciso não é como tirar uma foto rápida; em muitos casos, precisamos de um filme inteiro para entender a criança de verdade!

É aí que entra a Terapia Diagnóstica.


O que é a Terapia Diagnóstica, afinal?

A Terapia Diagnóstica é um período de avaliação estendido, que dura mais sessões do que uma avaliação padrão. Em vez de nos limitarmos a 2 ou 3 encontros protocolares, reservamos um tempo maior — podendo durar algumas semanas ou até mais de 2 meses — para observar a criança em diferentes contextos e situações.

O objetivo? Garantir um diagnóstico o mais preciso e concreto possível.



Como a Terapia Diagnóstica funciona?

Nosso processo é uma união entre ciência e arte clínica, mas com uma função dual importantíssima:

1. Avaliação e Intervenção Simultâneas (O Ponto Chave)

Este é o diferencial. Em casos de suspeitas complexas, não basta apenas aplicar testes. Precisamos ver como o paciente reage à estimulação!

Durante a Terapia Diagnóstica, nós avaliamos e intervimos ao mesmo tempo. A terapeuta testa diferentes estratégias de tratamento para ver como e o quanto a criança evolui. Esse olhar sobre o potencial de evolução do paciente é crucial para fechar o diagnóstico com maior precisão e garantir que o tratamento, quando iniciado, seja o mais eficaz desde o primeiro dia.


2. Protocolos Científicos e Vínculo

Utilizamos protocolos validados, mas valorizamos o vínculo (rapport). A criança precisa confiar na terapeuta para mostrar seu real desempenho. A Terapia Diagnóstica nos dá tempo para construir essa confiança, permitindo que a criança relaxe e coopere com as demandas da avaliação de forma natural.


Quando a Terapia Diagnóstica é Indicada?

Este tipo de avaliação estendida é muito comum e, muitas vezes, essencial quando a cooperação é baixa ou nos casos onde a complexidade exige tempo para diferenciação.


As suspeitas mais frequentes incluem:

  • Atrasos severos no desenvolvimento de Linguagem e Fala.

  • Suspeita de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL).

  • Suspeita de Apraxia de Fala na Infância (AFI).

  • Dificuldades de comunicação que não se encaixam em um diagnóstico padrão.


Ao final do processo de Terapia Diagnóstica, fornecemos um relatório completo e detalhado que resume as descobertas funcionais da criança e estabelece o plano terapêutico mais adequado.


Alessandra Santos

Fonoaudióloga Infantil

CRFa 3-11455-5

 
 
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Avaliação e terapia aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem

Trocas de fonemas (letras) na fala

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