Qual a idade certa para aquisição dos sons na fala?
- Alessandra Santos
- 22 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2023

Muitas crianças que vem ao meu consultório apresentam dificuldades para falar alguns fonemas na fala e isto preocupa muitos pais. Mas é preciso fazer uma avaliação para ver se esta dificuldade na fala está dentro do "prazo", para aquisição dos fonemas na fala.
Uma criança de 2 anos não consegue falar o fonema /r/ de (aranha, areia, caracol), pois ainda está em desenvolvimento a sua linguagem e a sua fala.
As perguntas que mais recebo no consultório são:
“É normal as trocas que o filho faz?”;
“Os pais estão procurando ajuda muito cedo?”;
“As pessoas falam para procurar o fono só depois dos 5 anos".
Entretanto se os pais estão notando algumas dificuldades na fala da criança, o quanto antes for trabalhado, melhor para o desenvolvimento da criança. Isso quer dizer que não devemos esperar até os cinco anos de idade para o filho falar certo. Para cada idade a criança deve adquirir certos fonemas (sons).
Conforme a criança cresce vai ocorrendo uma maturação neurológica, que organiza a fala dela. Então ela começa a compreender que cada som tem um jeito diferente de se falar, e com o passar do tempo ela adquire os fonemas da fala.
Cada fonema tem uma forma diferente, sendo que elas vão aprendendo os fonemas mais fáceis até os mais difíceis. Estes necessitam de mais modulações nas estruturas.
Quando a criança apresenta uma dificuldade em emitir algum som, ocasionando trocas e/ou omissões de fonemas. Sendo que esse fonema já é esperado para sua idade, ela apresenta uma alteração na linguagem, que pode ser uma alteração fonológica (desvio fonológico) ou fonética (desvio fonético).
Desvio fonológico
É quando a alteração é fonológica, o que acontece é que neurologicamente a compreensão fonológica da criança não está organizada. Então, ela não sabe como se faz para fazer o fonema, que ponto articulatório ela deve usar e nem que som é usado para cada palavra.
Desvio fonético
É quando a alteração é fonética. Há uma alteração na estrutura fonoarticulatória, impedindo que a criança consiga fazer os pontos articulatórios adequadamente. Um dos casos é quando a criança tem a língua hipotônica (língua flácida), assim dificulta a criança a produzir certos fonemas. Desta forma devemos fazer exercícios para fortalecimento da língua. Lembrando que mas cada caso é individual.
Quando é diagnosticada a causa, faz-se a intervenção necessária e os resultados são muito satisfatórios. Dessa maneira a criança passa a emitir o som da forma correta.
Quero ressaltar que os pais não devem imitar a fala incorreta, pois estarão reforçando a troca. Fale sempre corretamente com o seu filho para que ele não fique confuso e ache que aquele é o modelo correto. Se a criança falar "toelho", você diz: " - Ah, o coelho"
Ao perceber que seu filho está permanecendo com trocas na fala, que já não são mais esperadas para sua idade, procure um fonoaudiólogo, para que este faça uma avaliação. E ao constatar alguma alteração na fala ou linguagem, inicie as terapias. Lembrando que necessitamos do desenvolvimento adequado da linguagem, pois ele é essencial no processo de alfabetização.
Referências:
TANIGUTE, C. C. Desenvolvimento das Funções Estomatognáticas. In: Fundamentos em Fonoaudiologia. Ed. Guanabara Koogan S.A, Rio de Janeiro, RJ. 2005. 2º ed.
Alessandra Santos Fonoaudióloga Infantil
CRFa 3-11455-5